Qual é mais eficiente?
 |
Bicicleta |
 |
Esteira |
Quem busca afinar a silhueta sem ter de encarar a rotina de uma academia, com aulas cujo objetivo é massacrar calorias, geralmente se escora em uma bicicleta ergométrica ou uma esteira, aparelhos de exercícios aeróbicos, que movimentam o corpo e dão uma força quando o assunto e diminuir a cintura.
O dilema, no entanto, aparece segundos depois: qual é mais eficiente?
A esteira
Caminhar na esteira otimiza os resultados porque a massa muscular envolvida no movimento é maior: panturrilha, coxas, costas, glúteo, abdômen e ombros (os quatro últimos são mais exigidos quando a caminhada é acelerada).
Na bicicleta, não. Tudo fica restrito aos membros inferiores. A vantagem da ergométrica é que ela provoca um impacto menor nas articulações justamente por não deslocar o peso do indivíduo (que acontece na esteira).
Let´s walk! ^^
Se você realmente optar pela caminhada, aqui vão algumas dicas para que o exercício 'renda'.
É bom ter em mente que é preciso caminhar com vontade para perder centímetros de gordurinhas. Se arrastar na esteira só contribui para deixar a atividade enfadonha e a desistência passa a ser questão de tempo.
As passadas devem ser contínuas - isso mantém o equilíbrio bioquímico do corpo, o que protela a fadiga durante o exercício.
O ideal é começar com pequenas séries de 15 minutos três vezes por semana e ir acrescentando cinco ou dez minutos, gradativamente, até chegar a uma hora e em cinco vezes por semana.
Para que você conheça o gasto calórico aproximado da atividade, dê uma olhadela na tabelinha abaixo. Ela foi baseada em uma pessoa de 60 quilos, que pratique 30 minutos ininterruptos de atividade física: andar de bicicleta - 126 calorias, andar na esteira elétrica - 156; andar rápido na esteira elétrica - 270 e a bicicleta ergométrica em ritmo acelerado - 230.
Outra dúvida frequente fica por conta do caminhar em uma esteira ou em um parque, por exemplo.
Qual é a melhor opção?
Pode ser mais agradável dar umas voltas ao ar livre, mas, o consumo de calorias é praticamente o mesmo se você fizer isso em cima de uma esteira.
O aparelho, porém, permite que você monitore a caminhada (velocidade, distância percorrida e até os batimentos cardíacos). Outra coisa importante é que a esteira onde você pisa oferece um amortecimento maior que o chão 'duro'. Logo, é feita sob medida para quem tem articulações delicadas.
Bons exercícios!