Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Benefícios da Pimenta

Grande aliada na dieta!

Quem aprecia o sabor ardido no prato terá um motivo a mais para consumir pimentas. Os seus muitos benefícios são conhecidos há tempos: reduz o colesterol, tem propriedade antiinflamatória, possui antioxidantes, auxilia em doenças circulatórias, pois seus componentes anticoagulantes ajudam na desobstrução dos vasos, e má digestão. A pimenta também oferece cerca de quatro vezes mais vitamina C do que a laranja. Mas a grande novidade é que estudos recentes têm apontado a pimenta como um aliado na redução da obesidade.

Essa propriedade intrigante se deve à presença de capsaicina, um composto químico presente nas nervuras brancas e nas sementes do fruto, responsável pela sensação de ardência. Os compostos capsaicinoides têm efeito termogênico, ou seja, aumentam a temperatura corporal e, para manter a temperatura normal, nosso organismo gasta energia, acelerando o metabolismo. Estudos também apontam para uma redução no apetite e, além disso, parece haver uma melhora da digestão que facilita a quebra de nutrientes. 


 Mas atenção pessoas que sofrem de gastrite podem ter sintomas piorados pela pimenta. Isso porque ela aumenta a produção de enzimas digestivas e ácido e irrita a mucosa do estômago, provocando dor. Quem tem hemorróidas também deve evitar exageros, pois provoca uma dilatação dos vasos sanguineos. A dica é consumir sempre com moderação e de forma equilibrada. 

Receitinha Prática  
Molho de Pimenta:


Ingredientes:
100 gr de pimenta dedo-de-moça
3 unidade(s) de tomate
1 dente(s) de alho grande(s)
quanto baste de sal
1 folha(s) de louro grande(s)
quanto baste de azeite

Modo de Fazer:

Bata no liquidificador a pimenta, alho, tomates sem sementes, louro, pitada de sal. Leve ao fogo e deixe ferver até que a água dos tomates desapareça. Transfira para um vidro com tampa e coloque mais 1 folha de louro, 1 dente de alho descascado inteiro e cubra com azeite. Leve à geladeira e sempre que usá-la complete o azeite para que não estrague. Obs: se quiser uma pimenta mais suave, retire as sementes do dedo de moça.



Agora é só degustar!

4 comentários:

  1. Pense em uma pessoa que ama pimenta. Pois é, ela nem chega aos meus pés. Amo, adoro, de paixão pimenta, eu e meu filho. Vou testar esta receitinha este fds. Bjks

    ResponderExcluir
  2. Boa noite.

    Estou lhe seguindo e voltarei depois, para ler com calma.

    Um abraço.
    Maria Auxiliadora (Amapola)

    ResponderExcluir
  3. adorei seu blog, muito bonito !
    parabéns , xoxo ;*

    ResponderExcluir
  4. Também adoroo pimenta!!!
    Obrigada pelo elogio!!
    ;*

    ResponderExcluir